Como associar Consciência, Eneagrama e a espiral dinâmica?

O modelo da espiral dinâmica de Graves mostra que a consciência expande à medida em que nossa relação com o mundo também se expande. Também mostra que a consciência é o fruto da interação entre nossa máquina biológica e o meio ambiente. Cada era provoca uma necessidade, um problema existencial. Porém, certos problemas existenciais estão presentes em todas as eras da humanidade. 

Todavia, uma nova dinâmica se apresenta a cada ciclo. Por exemplo, a Terra caminha para uma superpopulação. As evoluções das ciências médicas, humanas e exatas provocam aumento da expectativa de vida e diminuição da mortalidade infantil. Ao mesmo tempo, máquinas substituem o trabalho humano. Nunca os recursos naturais estiveram tão pressionados. Rumamos a um futuro totalmente incerto. Dessa forma, não haverá um progresso contínuo sem o surgimento de uma nova onda de consciência. Uma onda de Força Três trazendo novas soluções. Ao mesmo tempo trazendo harmonia às tensões de conflitos. 

Eneagrama e ondas de consciência

Podemos retirar os seguintes descritivos dos personagens que compõem cada nível de consciência. Para referência, veja  a tabela apresentada no artigo anterior que você pode ver aqui

Descritivo das personas nos níveis de consciência

  • 1 Reativo/instintivo, 
  • 2 Místico mágico, 
  • 3 Poder egocêntrico, 
  • 4 Viver no amanhã/idealismo, 
  • 5 Estratégico progressismo, 
  • 6 Batalhas sociais, 
  • 7 Múltiplas realidades/integração, 
  • 8 Holístico/ macro nível, 
  • 9 Catalizador

A figura abaixo apresenta as nove camadas dos níveis de consciência dispostas no Eneagrama. Pode-se notar que existem boas correlações entre os sistemas de valores da espiral dinâmica e do Eneagrama da personalidade. Tais valores moldam o comportamento do indivíduo, pois, funcionam como uma referência de como o “mundo” deve se comportar. Em outras palavras, qual a visão de mundo em cada nível.

Eneagrama e a espiral dinâmica, um excelente modelo para entender os níveis de consciência
Eneagrama e a espiral dinâmica, um excelente modelo para entender os níveis de consciência

Apresento abaixo um resumo das principais características de cada nível de consciência.

  • Ponto 1 (instinto de sobrevivência)

Leitura de mundo: sobreviver ao caos

Viés: praticidade

Comportamento reativo instintivo

  • Ponto 2 (tribo e família)

Leitura de mundo: místico/mágico

Viés: relacionamento com o divino e coletivo

Comportamento emocional

  • Ponto 3 (política de poder)

Leitura de mundo: Poder egocêntrico

Viés: individualidade

Comportamento conquistador

  • Ponto 4 (verdade e ordem)

Leitura de mundo: Viver no amanhã/idealismo

Viés: participação

Comportamento contribuição única

  • Ponto 5 (negócios estratégicos)

Leitura de mundo: Estratégico progressismo

Viés: usura / benefícios

Comportamento capitalista

  • Ponto 6 (humanismo igualitário)

Leitura de mundo: Bandeiras sociais

Viés: conflitos e ameaças

Comportamento revolucionário

  • Ponto 7 (ecologia integral)

Leitura de mundo: Múltiplas realidades co-participativas

Viés: tolerância

Comportamento integrador

  • Ponto 8 (holística global)

Leitura de mundo: Holismo (visão do todo)

Viés: macro nível

Comportamento dinâmico

  • Ponto 9 (mestre do caos)

Leitura de mundo: Ação e transformação

Viés: harmonia

Comportamento catalisador

Ao fundir a espiral dinâmica com o Eneagrama observamos uma prevalência dos valores tanto das virtudes quanto dos traços de personalidade. No entanto, o que gosto dessa análise é também perceber que nenhuma pessoa possui somente um traço dessa paleta de cores. Ao contrário, existem vários contrastes e tonalidades em nossos diversos “eus”. Entretanto, pode-se perceber que uma parte de nós sente uma afinação maior com certos níveis. Como uma ressonância para com certos valores/pensamentos.

Análise do triângulo 9-3-6

Podemos observar no ponto 3 a emergência do egocentrismo. No entanto, não devemos entender isso como algo puramente negativo. Ao contrário, o egocentrismo é que retira o ego de uma vida coletiva, baseada somente no grupo. É uma força que permite o indivíduo “ser como  é”. Assim, alcançar seus potenciais, que podem muitas vezes serem limitados pela ordem do grupo. Um exemplo é o filme Moana. Ela precisa sair da vida nível 1 e 2 (instinto e família) para firmar-se como soberana pela sua própria conquista (nível 3).

Na espiral dinâmica, o ponto 6 representa o último nível básico de consciência. Dessa maneira, o último estágio de primeira ordem da consciência. Após esse ponto a mesma se move cada vez mais para uma busca integrativa. No entanto, a busca por transformar o mundo por bandeiras sociais somente aumenta a polarização. 

Além disso, muitas vezes o que parece ser uma luta por uma causa maior não passa de necessidade ainda egoísta em fazer prevalecer a própria visão de mundo. Vemos isso em todos movimentos de “-ismos” (nazismo, fascismo, comunismo, machismo, feminismo, racismo, demandas de grupos minoritários…). 

Tudo parece começar com causas justas e terminam em segregar grupos. É um fenômeno tão estranho que faz grupos afins se fragmentarem em novos grupos, criando novas polarizações onde deveria existir união. Veja o exemplo da causa gay que tornou-se LGT, LGBT, LGBTQ, LGBTQI, LGBTQIA, LGBTQIA+….

Portanto, assim como no Eneagrama, esse ponto requer a entrada de uma força reconciliadora. Tal ponto também representa um “ponto de risco”, pois, as próximas progressões são realizadas às custas das forças egocêntricas.

Níveis de consciência refletem os valores do indivíduo
Níveis de consciência refletem os valores do indivíduo

O Mestre do Caos, em seu ponto 9, é o puro equilíbrio entre o fazer e não fazer, entre consciência e inconsciência. É  entender o que pode e deve  transformar. Me perguntaram o porquê do uso da letra pi (π) como símbolo desse ponto na imagem acima. Tinha essa imagem em meu arquivo retirado de uma busca na internet. Então, não sei ao certo o motivo. 

Porém, refleti que π é sempre constante quando dividimos o perímetro da circunferência pelo diâmetro. Assim, podemos associar o Mestre do Caos a capacidade de se manter sempre constante em suas ações, independente se seu mundo está em expansão (círculo aumentando) ou em retração (círculo diminuindo). Um exemplo é a vida de grandes líderes como Mahatma Gandhi, Madre Tereza de Calcutá, e a transformação final do Kung Fu Panda. O Panda não deixa de ser ele mesmo, não importa se está em um combate ou fazendo sopa de macarrão.

O círculo

O círculo representa a nossa zona de influência. De maneira idêntica, tudo que ocorre dentro de nosso círculo causa uma interação com nosso Ser. Logo, ser Mestre do Caos é antes de tudo ser mestre de si. É não se identificar e, assim, ser afetado em seu nível mais profundo de ser. 

Evolução e revoluções

Para evoluir temos de fazer várias revoluções. Evoluir é sair de um estado menos complexo para outro mais complexo. No caso de nossa consciência é sair de um estado menos consciente para outro mais consciente. Logo, isso com certeza representa maior complexidade. Devemos lembrar que cada subida de nível não anula o outro. Ao contrário, sempre transcende e inclui o nível inferior. Então, quanto maior o número de níveis a serem incluídos, maior também o número de funções e valores que precisam ser harmonizados dentro de si.

Outro fato é que não importa onde nascemos. Se é em uma sociedade que se encontra majoritariamente em um nível superior ou não. Nossa consciência seguirá um fluxo a cada ciclo…

  1. Lutando por sua vida (ponto 1- bege), 
  2.  Acolhida por uma família (ponto 2 – púrpura) 
  3. Desenvolvendo um ego para “conquistar” o mundo (ponto 3 – vermelho)
  4. Buscando se encaixar no mundo (ponto 4 – azul)
  5. Empreendendo e contribuindo com a sociedade (ponto 5 – laranja)
  6. Identificando-se com classes e grupos, defendendo seus interesses (ponto 6 – verde)
  7. Aprendendo a respeitar e viver sob o contraditório e diversidade (ponto 7 – amarelo)
  8. Expandindo o entendimento sobre o que é o mundo e o que é si mesmo (ponto 8 – turquesa)
  9. Criando resoluções sobre as tensões, harmonia (ponto 9 – coral)

Dessa forma, existe uma certa passagem por todos esses nove pontos ao transitar de qualquer ponto a outro. Por exemplo, ao sair do ponto 1 para o ponto 2, existe um Eneagrama completo com seus nove pontos para se percorrer.

De forma alguma devemos confundir os níveis no Eneagrama com tipos de personalidade. Pior ainda é rotular pessoas aos tipos e os tipos aos níveis de consciência. O que determina o nível de consciência de uma pessoa será sua jornada nessas revoluções da espiral. Então um tipo X no Eneagrama da personalidade pode ter ainda sua consciência bem reduzida ou pode ser alguém que tornou-se um Mestre do Caos. 

Moana, heroína que deve largar seu povo para ser líder

Na verdade, tais transformações acontecem de forma bem mais suaves do que imaginamos. Claro que podemos até sentir um deslocamento da consciência em certas crises e momentos. No entanto, no geral, é um processo de amadurecimento de longo prazo. Além disso, requer matéria para ser trabalhada. Então, só se pode crescer na vida vivendo a vida. 

Porém, devemos lembrar o que Gurdjieff diz sobre o desenvolvimento natural do ser humano. Para a natureza só interessa nosso desenvolvimento até o ponto 6. Daí para frente, qualquer desenvolvimento substancial somente acontece com o sacrifício voluntário e esforços contínuos conscientes.

Deixe uma resposta