Forças atuantes no Ser, Lei de Três

Forças atuantes em nosso Ser

lei de três, força três
Força Três

Em minha primeira postagem falei sobre a Lei de Três, a existência de uma força ativa, uma foça passiva e uma terceira força neutra ou de harmonização (veja aqui). No entanto, existem duas forças atuantes como força Três ou neutralizadoras. Uma é a força proveniente da Vida e outra do Trabalho de consciência. Estas duas forças são bem diferentes entre si.  Assim, temos que as idéias da vida são um tipo de Terceira Força que mantém a personalidade ativa e dominante. Por outro lado, a nossa Essência estará passiva e pouco cultivada. Porém,  a Terceira Força proveniente do Trabalho de crescimento interior torna a nossa personalidade mais passiva e nossa Essência mais ativa. Desta forma, o nosso lado real começa a crescer para tornar-se dominante

Por isso achei apropriado continuar o estudo sobre a Lei de Três pela análise de Maurice Nicoll. Esta análise fala exatamente de situações semelhantes que vivemos hoje devido a pandemia do COVID-19, turbulências políticas, econômicas e conflitos ideológicos. Além disso, a análise contém uma explicação interessante sobre a Lei de Três e as forças que atuam em nosso Ser.

Maurice Nicoll foi médico e psicólogo contemporâneo de Gurdjieff e também seu estudante. Além disso, foi aluno de Ouspensky e de Carl Gustav Jung com quem especializou em psicologia. Nicoll é pouco conhecido no Brasil pelas suas contribuições para a filosofia do quarto caminho e estudo do Eneagrama. No entanto, sua obra é densa e cheia de ensinamentos.

Força da vida

Em primeiro lugar, é importante saber identificar e distinguir as duas forças neutras que atuam no Ser. Dessa forma facilitamos o progresso do nosso desenvolvimento pessoal. Devemos obter uma ideia clara da atuação da Terceira Força Neutralizante oriunda da vida, assim como da Força oriunda da Essência.

Uma guerra, por exemplo, é uma das Terceiras Forças da Vida. Do mesmo modo que a guerra provoca destruições também une as pessoas em um certo caminho.  Por isso atua como uma terceira força, o seja, uma força aglutinante.  Porém, quando imediatamente encerrada, uma nova Terceira Força da vida entra em operação. Veja que em 1945 Nicoll comenta “Todos vocês viram o que aconteceu quando a guerra terminou. Você viu como instantaneamente  as coisas que foram antes unidas desmoronaram e todos os tipos de brigas começaram. As pessoas começaram a se separar em grupos antagônicos. Mas ainda é tudo a mesma coisa – ou seja, ainda é a Terceira Força da vida agindo de maneiras diferentes e sob diferentes disfarces”. 

Neste sentido, podemos lembrar que historicamente ao fim da segunda grande guerra mundial, países unidos para combater o eixo nazista logo se encerraram suas alianças e começaram o que viria a ser chamado de guerra fria entre comunistas e capitalistas.  

Força Trabalho Interior

Por outro lado, a Terceira Força ou Neutralizante que nos influência através do trabalho interior, age como uma amalgama que traz duas polaridades para o relacionamento. Além disso, é como um ponto de apoio ou a junção de uma gangorra que une os dois fins. Ainda pode dizer que é  um catalisador químico que faz reagir duas substâncias inativas em um processo de transformação.

A força da guerra, oriunda da vida, faz com que  nações busquem alianças enquanto tornam outras nações inimigas. Por outro lado, podemos ver que o mesmo ocorre  com nossos  relacionamentos. Para ver isto, basta observar de forma atenta a atuação da força da vida. Em um momento, tratamos determinadas pessoas como grandes amigos e logo depois nos tornamos inimigos e vice versa. Todavia, através da auto-observação, começamos a nos cansar de tomar partido disto tudo. Depois de um tempo, passamos a perceber que quando nos sentimos muito emocionais em relação a uma pessoa é porque geralmente estamos nos sentindo muito antagônicos a esta pessoa. Ou seja, há uma frase no Trabalho para esse efeito:

“A vida divide

e o Trabalho nos une.”

Contudo, quando estamos sob influência das forças do trabalho interior, somos capazes de manter relacionamentos em níveis positivos. Isto ocorre mesmo em situações de conflitos e oposições de valores. Note que quando um grupo de estudo ou desenvolvimento humano está sob a influências do Trabalho interior, o grupo resiste a todos os conflitos. Situações que sob as influências das forças da vida teriam desagregado todo o grupo não conseguem abalar o grupo. Isto ocorre porque o grupo está sob influência da força do Trabalho interior e não da vida.

Você é tomado pela vida?

Então, se quisermos crescer internamente, temos de praticar um certo auto-isolamento do que está acontecendo na vida. Isolarmos desta força que está sempre tentando dividir as pessoas em grupos antagônicos (polaridades). E o que significa para Nicoll praticar o isolamento da vida? Ele responde

“Vou lhe dizer uma coisa para começar… se desde o início você acredita que a vida vai mudar completamente, trazer uma era de progresso e desenvolvimento humano, você não será capaz de se isolar da vida e o seu Trabalho interior nunca irá começar.

Você sempre estará pensando que a vida vai melhorar em breve, apesar do fato de que a história não mostra assim, exceto por períodos muito curtos, e, apesar do fato de que estamos obviamente vivendo em um dos piores períodos de história.” (1945)

Nesse sentido, podemos usar outro exemplo mais moderno de Força Três oriunda da Vida. Igualmente podemos observar as redes sociais e o efeito desagregador de grupos antagônicos em ofensas intermináveis. Desta forma, todos muito distantes do verdadeiro propósito do Ser e da Força do trabalho interior.

Então, alguns colegas me perguntaram sobre o momento em que vivemos e se a humanidade irá evoluir após todo o caos ocasionado pela pandemia passar. Bom… faça a sua reflexão. Será que estamos atuando sob a influência de nossa Essência? Será que existe caminho de evolução pelo coletivo, pela força da vida? Ou será que este caminho somente acontecerá se o indivíduo evoluir para formar um coletivo melhor?

Desenvolvendo a Essência

Definitivamente, desenvolver a Essência equivale ao processo de individuação. Logo,  o crescimento da Essência  não acontecerá espontaneamente. Isto quer dizer que as pessoas não obterão maturidade psicológica sem esforço e trabalho interior. Tentativas de provocar a evolução do ser humano por forças  externas, ou seja, pelas forças da vida, historicamente sempre fracassam. 

                ” O homem, diz o Trabalho, é uma criação inacabada

                e a ele é deixado a ação de terminar a si mesmo, para se completar. “

“se diz que enfrentamos um movimento geral de idéias políticas que têm como objetivo uma sociedade de abelhas ou uma sociedade de formigas – ou seja, um organismo social em que não há permissão a individualidade” (polarização).”

Por fim, neste texto tentei aprofundar o conceito da Lei de Três e as influências da Vida e influências do Trabalho de Consciência. Vimos que Nicoll descreve que as forças da Vida tendem ao caos e a desagregação em uma contínua divisão de polaridades e que as forças do Trabalho de consciência são forças restauradoras e agregadoras. Esta postagem continuará em uma segunda parte.

Artigos relacionados:
 
 

Está gostando do blog? Tem sugestões para novas postagens? Assine e nos acompanhe pelas redes sociais e ajude a trazer a força do trabalho consciente para elas 🙂

 

FACEBOOK @9leis

INSTAGRAM leissagradas

Envie o velho e bom email clicando aqui 

Inscreva no blog para receber aviso de novas postagens

 
Leia também:

Notas de referência.

Comentários de Maurice Nicoll sobre os trabalhos de Gurdjieff e Ouspenski. Este Trecho é parte da obra Nicoll, Maurice. Psychological commentaries volume 2, july21, 1945.

1) Força da vida:  força da Cultura humana oriunda do coletivo.

2) Trabalho: força oriunda dos conhecimentos sagrados humanos. Pode entender como força espiritual ou mesmo como força evolutiva ética e moral. Um entendimento materialista não afetará o resultado observado. Faça você mesmo sua análise.

Deixe seus comentários no fim da página e ajude a melhorar o nosso blog.

Lei também:

Quer fazer parte do fórum exclusivo de estudos? Faça sua solicitação!

2 comentários em “Forças atuantes no Ser, Lei de Três”

Deixe uma resposta