É preciso ser o melhor para vencer

Você se esforça para ser o melhor? Afinal, buscar ser o melhor é fundamental para progredir na vida. E isso vale para todos os aspectos. Não é uma questão de simplesmente vencer o outro. É acima de tudo ser capaz de vencer a si próprio. De tornar-se uma versão melhor do que você é a cada momento. Esse é o tema do Ponto 3 do Eneagrama.

Simplesmente seja o melhor!

Vimos no último artigo que o Ponto 4 representa a transição entre o lado mental para o lado emocional do Eneagrama. Também vimos que essa transição de hemisférios representa uma mudança de perspectiva. Saindo de uma visão mais cosmológica para uma visão mais centrada no indivíduo. Todavia, o Ponto 4 apresenta a reflexão interior necessária para enxergar suas verdades. É onde as sombras e reflexões morais se encontram. Portanto, é um ponto de decisão muito crítico para o desenvolvimento pessoal. Assim, isso nos leva ao Ponto 3, que representa um novo ponto de intervalo no Eneagrama.

O intervalo do Ponto 3 requer um novo choque. Porém, esse novo choque agora deve ser realizado internamente. É um momento crítico de decisão que só cabe ao indivíduo realizar. Ninguém pode transformar você externamente. Tudo o que aconteceu até aqui vem como uma preparação. Você enfrentou a dualidade (Ponto 8), buscou a criatividade (Ponto 7), enfrentou as dúvidas e medos das escolhas (Ponto 6), encontrou o entendimento de si pela auto-observação (Ponto 5) e realizou sua reflexão moral (Ponto 4).

Se isso foi feito adequadamente, não lhe restará dúvidas e receios quanto o que precisa ser feito. Dessa forma, o Ponto 3 representa o ato de fazer, de agir conscientemente e propositalmente. Contudo, diferente do Ponto 8 do Eneagrama onde a vontade se sobrepõe ao instinto de existir, agora a vontade se alinha ao desejo emocional consciente. Ainda mais, somará a fé que atesta a compreensão de fazer o que é certo.

Seja simplesmente o melhor (Tina Turner e seu famoso tema)

Você é o seu melhor herói ou heroína

Portanto, o Ponto 3 representa o ato heroico, o herói e heroína que realiza sua melhor versão a cada ciclo de suas oitavas pelo Eneagrama. Em outras palavras, ninguém consegue realizar nada em sua vida, principalmente em sua vida psicológica e espiritual, se não tiver dentro de si sua própria imagem de herói. Essa força não se identifica com o “status quo” de sua atual situação. Não se conforma ao sentimento de derrota. Ao contrário, fará o que for necessário para alterar o que precisar e vencer esse desafio. Sua força vem do desejo de vencer e conquistar o que não se tem neste momento: a sua própria alma.

Todavia, tornar-se uma versão melhor de si é um caminho tortuoso. Onde se deve enfrentar muitas ilusões. Assim, é muito fácil se perder nos caminhos dos “falsos profetas”. Então, esse desenvolvimento também requer uma abertura para sentir o que os outros percebem de você. Melhor dizendo, é através do reconhecer dos outros que validamos o que verdadeiramente somos. Logo, uma pessoa se acha muito gentil, humana e atenciosa. Porém, ninguém percebe isso dela. Ao contrário, percebe ela como manipuladora e falsa. Assim, algo internamente dessa pessoa não está se comunicando externamente.

O melhor de você é a sua própria veracidade

No entanto, a falsa personalidade que se cristaliza no Ponto 3 do Eneagrama se apropria dessa inteligência emocional em se moldar a uma capacidade de buscar o reconhecimento dos outros. Dessa forma, essa falsa personalidade, por estar totalmente desconectada de seu verdadeiro ser, torna-se algo oco que busca aplausos e reconhecimento exterior. Essa necessidade de ser reconhecido exteriormente acontece porque não há nenhuma percepção e enfrentamento interior.

Quando há a percepção e enfrentamento interior, o reconhecimento exterior funciona como uma validação. E é isso que se chama de veracidade: a capacidade de ser externamente o que se é internamente. Portanto, tal reconhecimento não é mais uma necessidade de preenchimento ou sustentação demandada pela falsa personalidade cristalizada no Ponto 3. Portanto, é libertar-se das demandas vindas da falsa personalidade como o medo constante de sentir-se um inútil.

Devemos observar que a falsa personalidade é a parte inútil de um ser humano. Não precisamos da falsa personalidade para existir. Ao contrário, é nela que perdemos a maior parte de nossa energia. É a falsa personalidade que rouba a nossa atenção, conduzindo a inúmeros sonhos fantasiosos e infantis. Assim, é a falsa personalidade que se vê como algo inútil e teme por sua própria existência. Logo, somente a atitude do ato heroico pode te salvar através do processo de auto transformação.

O melhor do ser humano está dentro de você

O Ponto 3 é a casa da personalidade do homem e da mulher em si. Representa o ser humano na Terra e a sua própria jornada. É também no Ponto 3 que podemos reconhecer a nossa verdadeira personalidade. Aquilo que somos, gostamos e fazemos. Ainda mais, é a própria casa do ego, do “eu” único que habita cada indivíduo. Dessa forma, o ser humano é um ser cósmico que realiza, desempenha e se movimenta. Não somos uma rocha ou uma planta enraizada. O ser humano, acima de tudo, é a espécie vencedora até aqui.

Então, não há nenhum problema na Personalidade do Ponto 3 de ser “agitado”, gostar de fazer, desempenhar e ser bem-sucedido no que faz. Isso é somente sua própria natureza. São também essas qualidades que nos acompanham desde os instintos. Afinal, os seres de maior adaptabilidade e que melhor desempenham são os que sobrevivem. Acima de tudo, devemos lembrar que somos animais gregários. Portanto, sentir o reconhecimento do grupo é uma necessidade instintiva básica do animal social que somos.

Michael Jordan e sua obsessão por obter o melhor desempenho sempre

A força de ser do Ponto 3 em cada indivíduo é tão natural quanto a força de existir que impulsiona o mundo para fora do Ponto 9 em direção ao Ponto 8. Assim, você não conseguirá progresso material se não fizer esforços que lhe levem de uma situação pior para outra melhor. Para Gurdjieff, aquele que não desempenha na vida suficientemente não terá capacidade de buscar algo além dela. Isso porque se uma pessoa não se sustenta e, não vence na vida, não possui capacidade de vencer os mais simples desafios impostos. Essa pessoa não consegue criar o seu próprio herói ou heroína. Portanto, não terá a força e disposição para ir ainda mais longe quando se trata do desenvolvimento de sua própria psique e de sua alma.

Criando o seu mordomo

No entanto, o Ponto 3 do Eneagrama não é ainda o estado da própria alma. Todavia, é sim uma afirmação pessoal, um choque interior que te impulsiona a realizar o trabalho necessário. No Quarto Caminho se diz que vivemos uma mansão. No entanto, essa mansão está uma bagunça. Não há um mestre nesta casa. Porém, todos os empregados fazem o que querem e quando querem. Muitos estão atrapalhando o outro a fazer suas tarefas. Portanto, antes de desejar um mestre nessa casa, precisamos de uma governanta ou um mordomo. Essa governanta ou mordomo sabe que não é o mestre dessa casa. Porém, sabe que é sua função colocar cada um dos empregados para realizar suas funções. Assim, o Ponto 3 representa o mordomo ou governanta que antecede o mestre.

Sua atitude perante sua própria vida muda tudo. Só cabe ao próprio indivíduo trabalhar intensamente, como se não houvesse amanhã. Trabalhar intensamente com todas as forças de seu desejo, todas as forças de sua vontade, no tempo presente. É um trabalho sem expectativas de um objetivo. Então, você entenderá o conceito de esperança. A esperança não é de longe esperar por algo. Ao contrário, é o sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja. Note, “ver como possível” e esforçar em si para que a realização possa acontecer. Ou seja, para que um dia o mestre venha habitar a sua mansão.

Você é muito mais que o melhor de seus personagens

Se a falsa personalidade cristalizada no Ponto 4 do Eneagrama se identifica com o próprio sofrimento, a falsa personalidade do Ponto 3 se identifica com o próprio personagem. A identificação com o próprio personagem é algo que acontece com todos os tipos. Porém, por ser o Ponto 3 a própria representação humana, há uma cola entre o personagem que desempenhamos na vida com o próprio sentido de ser. Mais uma vez, isso acontece pela ausência de contato da falsa personalidade com o eu verdadeiro. Assim, nada lhe resta a não ser se identificar com o próprio personagem, que busca reconhecimentos e atenção.

Gurdjieff diz que somente quem tem a capacidade de fazer pode ser um ator na vida. E para fazer é necessário ser. Logo, para ser um ator é necessário ser. Neste caso, a pessoa que construiu o seu próprio ser, sabe que atuar na vida é desempenhar papeis. E cada papel demanda diferentes personagens. A pessoa que tem o seu próprio ser não se perde nessa atuação. Sabe que deve sempre se comportar de uma maneira adequada perante as regras culturais e sociais de um grupo. Também sabe que há momentos e formas para se falar o que precisa ser falado. Ainda mais, para as pessoas que podem ouvir. Notará então a existência de dois mundos distintos, porém, que se interconectam dentro de ti. Um mundo exterior e um mundo interior.

Naruto Uzumaki – herói principal do Anime Naruto – “desistir não é opção”

Portanto, a essência do Ponto 3 é a essência do homem. Esse ser que não é nem um deus e nem um demônio. Não é uma estrela, mas, comunga com elas os mesmos materiais. Não é um ser da natureza, porém, faz parte da natureza. Está além da Terra e ao mesmo tempo é um ser biológico e orgânico como toda a vida aqui presente. contudo, é neste intervalo que se incuba todas as potencialidades de ir além da própria existência, de ir além da própria morte. Nesta jornada pelo raio da criação, é aqui no Ponto 3 que o indivíduo se torna um iniciado. Podendo assim ser o responsável por integrar suas partes em um todo único.

Para entender mais

Cristiano Ronaldo, Tom Brand , Michael Jordan, Ayrton Senna >> O esporte é um dos melhores lugares para observar pessoas que possuem afinidade com o Ponto 3 do Eneagrama. Afinal, o esporte provê o prêmio para o melhor. Recomendo assistir o documentário Arremesso Final sobre o papel fundamental de Michel Jordan no time do Chicago Bulls na década de 90.   

Naruto >> Esse anime é cheio de aventuras e conta a história de um menino que foi “amaldiçoado” ao nascer com um demônio preso em sua barriga. Mas Naruto não aceite e não desiste de seus objetivos. Naruto sempre tem algumas lições para dar a todos

  • Trabalho duro é inútil para aqueles que não acreditam em si mesmos.
  • Não é o rosto que faz de alguém um monstro, são as escolhas que elas fazem para as suas vidas.
  • Se você não gosta do seu destino, não o aceite. Em vez disso, tenha a coragem de mudá-lo do jeito que você quer que ele seja.
  • Os sentimentos que uma pessoa tem quando ama alguém, nunca vão deixar que seus corações se tornem negros!
  • Desista de me fazer desistir!
  • Enquanto você está vivo, você precisa de uma razão para sua existência. Ser incapaz de encontrar uma razão é o mesmo que estar morto.
Capitão Pátria (Homelander) e sua única fraqueza… desprezo público

Capitão Pátria (homelander – “The Boys”) >> Nesta série os “heróis” não são tão bonzinhos assim. Todos muito perturbados e sofrendo com vários problemas de suas vidas. O Capitão Pátria representa uma sombra do “Superman”. Nada é capaz de detê-lo a não ser uma única coisa: a perda de popularidade e aprovação de seus fans.

Uma ótima semana de estudos para todos vocês,

Lauro Borges

Deixe uma resposta