Helenismo – as raízes de Gurdjieff e do nosso mundo Cristão

Vamos continuar a nossa busca em entender o misterioso mestre Gurdjieff e as influências filosóficas que mais lhe afetaram. Assim como todo ser humano, Gurdjieff recebeu influências culturais e familiares. Logo, conhecer a região em que cresceu pode trazer alguma luz a essa busca. Gurdjieff nasceu na Geórgia. Um pequeno país incrustado entre  mundos complexos e distintos. Foi justamente nessa região que o Helenismo floresceu. No entanto, o Helenismo não foi a única influência a passar por ali.

Mas qual é a nossa cultura?

Aqui no Brasil dizemos que somos um país diversificado e com diferentes culturas regionais. Todavia, falamos a mesma língua, temos uma maioria religiosa com as mesmas crenças fundamentais. É um país com mais semelhanças culturais do que diferenças. Assim, nos mantemos como nação. O mesmo é verdade se expandirmos esse pensamento para toda a América, do Sul a Central. Da mesma forma, a cultura dos Estados Unidos e Canadá também são fortemente influenciadas pela mesma raiz europeia e cristã. Porém, a região da Ásia e Europa Ocidental foi um grande caldeirão cultural por séculos.

Rota da seda

Essa região formava rotas comerciais e, por consequência, comunicações culturais entre povos e nações das mais diversas tradições. Pelo lado ocidental temos a China, Índia e Paquistão com suas tradições e deuses milenares. Assim como uma forte influência budista em toda a região do Tibet. O Budismo é uma religião que possui tradição de enviar monges pregadores da palavra. Portanto, se espalha em toda a Ásia de alguma forma. 

A região Afegã e Irã, foi o berço do Zoroastrismo. Hoje não possui tantos praticantes como em seu auge há milênios atrás. O Zoroastrismo não representa seus deuses em esculturas. Praticam suas orações em templos. Além disso, deixaram outros legados de influências nas religiões abraâmicas(judaísmo, cristianismo e islamismo) através das crenças sobre a Imortalidade da alma, a vinda de um Messias, a ressurreição dos mortos e um Juízo final. O indivíduo pode receber recompensas divinas se lutar contra o mal em seu cotidiano, como pode também ser punido após a morte caso escolha o lado do mal (wiki). 

Relatos de Buda e Zoroastro

Gurdjieff fala tanto de Zoroastro quanto de Buda em seu livro “Relatos de Belzebu para seu neto” . A referência a Buda é clara e nominal. Gurdjieff esteve no Tíbet e há relatos de ter sido recebido pelo próprio Dalai Lama. Zoroastro  ou Zaratustra, é um dos Arcanjos que criaram o dualismo religioso como uma maneira de interromper a decadência social da época. Mas isso fica para uma exploração futura. Há várias referências a Zoroastro e sua filosofia em sua obra de forma codificada.

Não podemos deixar de citar as religiões Abraâmicas, principalmente o Islãnismo e o Cristianismo. O Islãnismo possui forte influência em toda região da África, Ásia e Leste Europeu, apesar de ser a mais nova das grandes religiões. Todas essas religiões também são citadas de forma codificada em sua obra. No entanto, Gurdjieff dizia que Cristo era único e não poderia ser copiado. Da mesma forma, não consigo enxergar profundas influências filosóficas do Islã, a não ser pelas influências do sufismo com suas músicas e danças sagradas. Eventualmente pode ter aprendido algumas de suas habilidades hipnóticas com esses grupos. Porém, não há traços filosóficos marcantes.

Geórgia e todo o quintal de Gurdjieff

Helenismo

O Helenismo por sua vez surge 300 anos antes de Cristo com a decadência do império grego e o surgimento do império macedônio. Possui uma grande fusão entre a tradição grega e a cultura oriental. As guerras, formação e dissolução de impérios e rotas de comércio ajudam na disseminação do pensamento grego pela região da Síria, Egito, Babilônia e leste da Europa.

O Helenismo se preocupava também com o desenvolvimento da matemática, da geometria, astronomia e principalmente da filosofia. Entre suas correntes filosóficas podemos citar o Neo Pitagorismo, Neo Platonismo, Estoicismo, Cinismo e o Epicurismo. Já abordei sobre o Estoicismo e Cinismo nos últimos dois artigos. Assim, acredito que vale mencionar algo a mais sobre o Pitagorismo e Platonismo.

Pitágoras

Gurdjieff possui claramente uma influência Neo Pitagórica, pois, manifestava ao mesmo tempo tendências místico-religiosas e tendências científico-racionais. As escolas Pitagóricas eram abertas às mulheres. Davam grande ênfase à matemática, acreditando que esse era o alfabeto de comunicação com o divino. Pitágoras também deu grande contribuição a música propondo uma escala harmônica. 

Também fazia parte de seus ensinamentos a “harmonia das esferas” que sustenta que os planetas e estrelas se movem de acordo com equações matemáticas, que correspondem a notas musicais e, portanto, produzem uma sinfonia inaudível.Para Pitágoras, as sete Musas eram na verdade os sete planetas cantando juntos. Os pitagóricos também enfatizaram particularmente a importância do exercício físico, dança terapêutica, caminhadas matinais diárias por rotas cênicas e atletismo foram os principais componentes do estilo de vida pitagórico. Momentos de contemplação no início e no final de cada dia também foram aconselhados.

É dito que Pitágoras percorreu por 30 anos o Egito, Babilônia, Síria, Fenícia e talvez a Índia e a Pérsia, onde acumulou conhecimentos sobre astronomia, matemática, ciência, filosofia, misticismo e religião. Ele foi contemporâneo de Tales de Mileto, Buda, Confúcio e Lao-Tsé. Dessa forma é inegável a comparação de Gurdjieff com Pitágoras. Sua paixão pela exatidão matemática, música e danças, a crença sobre a imortalidade do espírito e a necessária evolução são similares.

Platão

O Platonismo acredita em um mundo abstrato das ideias, semelhante a um plano ideal. Da mesma forma, Gurdjieff estabeleceu sua escala de hidrogênios onde podemos enxergar diferentes planos de realidade: o plano Divino, os arcanjos, o humano, o animal e, por último,o mineral. Todo plano de realidade inferior possui uma semente (essência) do plano superior. Dentro desse contexto, podemos dizer que Gurdjieff também recebe algo do platonismo. No entanto, tal escala pode ser vista mais como uma herança pitagórica. Gurdjieff também acreditava na necessidade de de formar o corpo moral das pessoas para que essas fossem bons cidadãos.

Espero ter ajudado com mais algumas idéias e temas de exploração. Assim como Pitágoras, Gurdjieff recebe várias influências para poder fundir em seu próprio estilo. As vezes se faz útil desmembrar Gurdjieff para poder compreendê-lo melhor. Ótimos estudos para vocês

Deixe uma resposta