Feliz aniversário !

Como toda longa viagem, tudo começa com um primeiro passo. E assim já se passou um ano desde que comecei o projeto Leis Sagradas. Como muitos de vocês, também tive minha rotina fortemente afetada pela pandemia, isolamento social e “lockdown”. Ao mesmo tempo, já era possível ver que a história não seria tão curta. Assim como também já era evidente as tensões e conflitos entre aqueles que defendiam ignorar os fatos em detrimento de outros parâmetros e os que buscavam soluções pelas melhores práticas científicas.

Foi nesse momento a um ano atrás que decidi fazer algo mais útil com minhas energias, já que discussões em grupos de redes sociais nunca geram frutos positivos. Eu tinha vários planos para 2020 e todos tiveram de ir para a gaveta. Porém, com a crise sempre vem a oportunidade. Foi o momento também de tirar da gaveta outras velhas ideias. Dentre essas a de criar um blog para expressar as ideias e conhecimento do Quarto Caminho e Eneagrama de uma maneira diferente. Desde então foram 54 artigos publicados. Praticamente um artigo por semana, com poucas interrupções. Também foram 362 publicações no perfil do Instagram e Facebook. Praticamente uma publicação por dia. 

Primeiro logo que criei para o projeto

Quando olho para trás lembro de tantos desafios para poder chegar nesse momento. A ideia original era escrever como meio de me ajudar nos meus próprios estudos do Quarto Caminho e assim compartilhar essas ideias a alguns colegas, familiares e amigos. Mas daí fui influenciado pela minha irmã em fazer também a rede social. Eu nunca fui ativo em redes sociais. Também não sou um escritor nato. Tenho dislexia e minha vida só não é um inferno graças ao corretor ortográfico. Mas, antes de mais nada, essa era a chance de fazer algo diferente, de conhecer gente diferente. E foi com a mensagem de Gurdjieff de que se a “vida está fácil, torne-a mais difícil” que eu resolvi encarar esse projeto. 

Tempo era o que mais me sobrava a um ano atrás. Sabe quantas vezes reclamamos que não temos tempo para poder investir em nós mesmos? E quando temos tempo, gastamos reclamando, desperdiçando em redes sociais ou vendo TV. Os momentos mágicos estão sempre acontecendo na nossa frente. Há sempre oportunidades em tudo que nos acontece.

Receber o apoio de colegas e amigos foi fundamental para dar vida ao projeto. Antes de mais nada eu tornei esse projeto um projeto de desenvolvimento pessoal. Para tanto, ao me comprometer com este projeto eu não poderia abandoná-lo em menos de um ano. Assim, me comprometi  a escrever toda semana, como um religioso que se compromete com sua doutrina. Não me importa se eu me tornaria mais um “escritor” de blog que ninguém lê. Eu estava escrevendo para mim e como resistência a minha própria inércia. Escrever passou a ser meu compromisso com o sistema do Quarto Caminho, meu exercício de auto-observação, esforço voluntário, sacrifício de meu autoamor. 

Consegui conhecer nesse período muita gente fantástica. Gente que eu nunca teria a oportunidade em minha vida de conhecer e conseguir trabalhar juntos. Preciso fazer aqui dois reconhecimentos especiais. Primeiro ao Diones que me ajudou a migrar o blog original para a plataforma atual. Também para a Julyana Aleixo que fez o trabalho gráfico da logomarca. É impressionante que a ajuda sempre chega quando nos dispomos a fazer algo com vontade e dedicação. Essa ajuda vem não necessariamente dos mais próximos. Ela vem da vida. Vem da abertura que criamos.

Logo criado pela Ju Aleixo. Nota 10!

Eu estou muito feliz com o que alcancei até aqui. Consegui quebrar vários tabus em minha cabeça. Entre esses tabus o de que redes sociais são alienantes. Sim, redes sociais possuem esse potencial. Todavia, possuem o potencial de conectar e possibilitar trocas incríveis. Ao fim, não são as redes sociais o problema, muito menos os famosos algoritmos. O problema é sempre o ser humano que não se esforça em despertar. Porém, fiquei impressionado com a quantidade de outros buscadores que também estão se esforçando para despertar. Dessa forma, a rede social se torna uma ferramenta poderosa. O veneno vira remédio.  Mais uma vez vem a prova de que temos todo o potencial em nossas mãos para fazer melhor, fazer diferente, crescer, desenvolver e melhorar como seres humanos. O maior obstáculo sempre será a nossa vontade de fazer parte disso.

Quero aqui agradecer a todos os apoiadores, leitores, seguidores, amigos novos e velhos que me ajudaram a colocar esse projeto em pé. Sinto também que tenho ajudado algumas pessoas nesse caminho. Porém, nem tenho como retribuir o tanto que fui ajudado nesse processo de troca. Quando nos colocamos em uma jornada é preciso ter fé de que o resultado vai vir. Dessa forma o projeto se transformou na melhor maneira que encontrei em trabalhar em mim, trabalhar com outros e trabalhar para o Trabalho.

Como diz Gurdjieff, o universo sempre paga pelo trabalho que fazemos. Cedo ou tarde. Pode ter reflexos agora, ano que vem ou quem sabe em minhas próximas gerações. E é com esse espírito que encerro esse ciclo para poder abrir um novo. Com fé de que temos forças para fazer diferente, esperança de que não estamos sozinhos nessa jornada e amor pela dedicação a essa tarefa. Vida longa ao projeto Leis Sagradas do qual todos vocês fazem parte. Meus mais sinceros agradecimentos.

Lauro

Deixe uma resposta