Força Três, a Lei de Três ou Lei da Harmonia

A lei da Harmonia

As Três Forças

Quando começamos a estudar o sistema filosófico do quarto caminho de Gurdjieff uma das primeiras Leis Sagradas que aprendemos é sobre a Lei de Três. Esta é uma lei fundamental e presente em todos os campos. Newton foi um dos primeiros a observar a ação das forças de uma maneira científica. Quem nunca ouviu falar que para cada ação existe uma reação de igual proporção em sentido contrário ? Isto que muitos conhecem como lei de Newton é uma observação da ação da Lei de Três. Mas onde está a terceira força nesta equação? Pois se existe para cada ação uma reação igual em proporção contrária ao movimento então não pode haver movimento e a Terceira Força neste caso aparece como uma força neutra. Então temos:

  1. Ação (Força ativa ou Primeira Força)
  2. Reação (Força passiva ou Segunda Força)
  3. Neutralização (Força neutra ou Harmonia)
Então na Lei de Três a Terceira Força atua como um processo de equilíbrio. Podemos também ver a Lei de Três quando descrevemos uma tese (força ativa), antítese (força passiva) e síntese (força neutralizante ou passiva). 
 
A Terceira Força atua buscando o reequilíbrio da tensão gerada pela polaridade ação x reação, tese x antítese, movimento x descanso. Vamos a outro exemplo, não há música sem um equilíbrio entre o som e o silêncio. Justamente as pausas entre o som gerado pelo silêncio é que criam toda uma atmosfera de hamonia na melodia. A partitura é a Força Passiva, os músicos a Força Ativa e o Maestro a Terceira Força equilibrando e harmonizando a execução da sinfonia.
 
 

A Força Três ou Harmonia

 
A melhor maneira de buscar enxergar a atuação da Força Três é em uma conversa conflituosa com outra pessoa. Um irá defender sua posição e irá ver a posição do outro como algo a ser vencido enquanto o outro muito provavelmente irá também fazer o mesmo. Mas qual posição cada um defende? A pergunta quando discutimos desenvolvimento da consciência é “o que cada um está defendendo”? Este “o que” é muito mais importante que a posição em si. Observe que um dia a pessoa X defende a posição Zeta e daqui a um período irá dizer algo contraditório. Mas se for confrontada o “o que” a pessoa defende tudo será justificado. Estamos sempre defendendo nossa posição porque assim nos identificamos com a mesma e a tornamos algo como parte de nós mesmos como se fosse um braço ou uma perna da qual não aceitamos ser amputadas. Então defendemos nossa posição por fazer disso algo que nos identificamos e acreditamos que são estas posições que nos tornam o que somos. A ausência da Força Três e da abertura para esta força de harmonia é que cria os conflitos intermináveis pelo mundo.

Podemos também observar a Terceira Força atuando em nossa vida, porém, como Gurdjieff dizia a humanidade é em sua maioria cega à atuação da Força Três. Algumas pessoas não conseguem nem mesmo enxergar uma segunda força atuando. A maioria enxerga somente a polarização, o conflito e a tensão entre as Forças Passivas e Ativas.

Usando a Força Três

Quando por um momento nos vemos neste conflito com alguém e permitimos que o outro também expresse sua opinião, e, assim, juntos construimos uma solução podemos ver que idéias são geradas além do “minha idéia” + “sua idéia”. O resultado é algo que é e não é ao mesmo tempo ideia de ninguém, de todos e do indivíduo. Esta é a Terceira Força atuando, gerando o equilíbrio, harmonia e cessando assim a tensão original ocasionada pela polaridade. 
 
Artigos relacionados:
 
 
 
 

Notas sobre perguntas

 
A Lei de Três ou Lei da harmonia é uma Lei Sagrada presente em vários sistemas filosóficos e religiosos. Por exemplo, temos no Cristianismo a Santíssima Trindade “Pai, Filho e Espírito Santo” ou no Hinduísmo “Brahma, Vishinu e Shiva”. Para Jung o estudo da atuação das Três forças na psicologia veio de inspiração da Alquimia e foi fundamental para o desenvolvimento de boa parte de sua teoria psicológica. Vamos falar mais dessa Lei. Na verdade dá para passar o resto da vida escrevendo só sobre isto.
 
 

Deixe seus comentários no fim da página e ajude a melhorar o nosso blog.

Leia também:

Quer fazer parte do fórum exclusivo de estudos? Envie sua solicitação!

13 comentários em “Força Três, a Lei de Três ou Lei da Harmonia”

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: