9 estratégias para você vencer na vida!

O quarto caminho prega o caminho do meio. Por isso, é um sistema de desenvolvimento pessoal que, ao mesmo tempo, proporciona o crescimento na vida enquanto se percorre o caminho espiritual. Logo, este sistema entende que as pessoas comuns não podem  abandonar certos compromissos assumidos com a sociedade e família sem provocar danos ou problemas com as pessoas que as cercam. Além disso, é com o esforço e aprendizado da vida que se obtém as energias e conteúdos necessários para o desenvolvimento espiritual.

De antemão, não temos motivos de fugir de nossa responsabilidades mundanas. Ainda mais porque o trabalho interior não é um local. Não é um CEP ou um determinado período com condições favoráveis. É um compromisso em construir um estado interior. Enfim, você precisa aprender a estar com você, onde quer que esteja, no momento presente, no caminho do momento.

Definitivamente, ganhar dinheiro é importante também. Precisamos ser honestos e aprender a fazer na vida. Pois, isto é o combustível e a base do realizar que vamos expandir com o trabalho interior. Afinal, quem nunca realizou nada na vida dificilmente conseguirá passar por provações muito mais difíceis em relação ao seu desenvolvimento espiritual. No entanto, aquele que perde sua vida em somente fazer externamente, sem nada construir internamente, também desperdiçou todo o bom material acumulado. Visto que fez uma mansão de barro em um pântano.

Logo, ganhar dinheiro lhe traz sossego e recursos importantes para poder investir em treinamentos, cursos, livros e encontros. Sem dúvida, tudo tem um custo na vida. Por isso, ter e saber usar o dinheiro para o desenvolvimento  pessoal é importante. Afinal, investir em você é sempre o melhor retorno, contanto que esteja comprometido consigo mesmo. Para tanto, é importante escolher um caminho e saber persistir.

E como você pode fazer para ter sucesso em tempo de crise? Esta é a verdadeira pergunta de um milhão. Com toda certeza nada fácil de responder. No entanto, motivação e criatividade fazem parte deste caminho. Assim,  podemos olhar para as personalidades descritas no Eneagrama e identificar o que cada uma tem de melhor a nos ensinar em como desempenhar na vida. Desta forma, podemos usar as qualidades que vemos nos outros como um espelho que nos mostra onde estão nossas forças e nossos pontos a desenvolver. Então vamos lá!

  • Tipo 1 – Seja honesto. Não interessa o que faça, mas faça de forma honesta. Se não for honesto e correto em cumprir contratos, cedo ou tarde irá ganhar uma péssima reputação. E nada mais difícil de recuperar do que a própria reputação. Assim,  uma pessoa honesta, mesmo que preste um serviço inferior em qualidade, vale mais que um desonesto. Porque desonestidade bate no peito e é difícil de esquecer.

  • Tipo 2 – Tenha o foco do cliente e não foco no cliente. Decerto, entender que “servir bem os outros para  sempre servir” é mais que um clichê de sacola da padaria. Enfim, todos temos problemas e o que queremos é achar quem entenda e ajude a resolvê-los.

  • Tipo 3 – Faça! Quem espera morre esperando mesmo. Levanta e corra em direção às oportunidades. Ninguém vai botar comida no seu prato ou bater na sua porta pra saber o que de legal você tem feito. Se mostre, faça networking, esforce para desempenhar acima dos concorrentes. Afinal, veja o que eles fazem e tenha uma meta,  de a cada dia, de ser melhor que eles.

  • Tipo 4 – Seja original. Quanto mais crise e mais concorrência, mais você precisa ser original. Igualmente, ter conteúdo único, que fale com seu público e que remeta a você. Sem dúvida, sua originalidade será reconhecida e valorizada, em um mundo massificado. Então, mesmo que você mude de atuação, as pessoas te seguirão, pois,  elas saberão que suas soluções são diferenciadas.

  • Tipo 5 – Busque conhecimento. Pare de ficar perdendo tempo com fofoca, novelas e live sertaneja. Busque cursos e livros sobre sua especialidade. Então, estude de forma prática e dirigida, buscado aplicação. Aproveite este hiato da pandemia para se especializar mais. Com certeza isso vai lhe fazer desempenhar melhor logo que esta crise passar.

  • Tipo 6 – Esteja preparado para riscos e incertezas. Seus planos não irão dar certo. Mesmo assim, ter um plano é sempre melhor que não ter um plano. Já que imprevistos acontecem, esteja preparado para um plano B. Desta forma, corra riscos calculados e ao mesmo tempo seja corajoso!

  • Tipo 7 – Seja alegre, divertido e viva o presente. Inove no que faz. Sobretudo, busque uma maneira de fazer algo diferente todos os dias. Seja positivo mesmo quando tudo está uma merda. Pessoalmente porque não há outra opção. Afinal, a outra opção é choro e desespero, o que nada  ajuda a resolver seus problemas.

  • Tipo 8 – Vá a luta!  Acima de tudo, resolva o que precisa ser feito. Ponha a raiva e a energia motora para realizar. Faça! 80% de algo feito é sempre melhor que 100% no papel . Sinta sua energia e execute seus planos voltados ao seu propósito. Em suma, corte as desculpas e os mimimis.

  • Tipo 9 – Paciência, mesmo que dê tudo errado. Lembre que, por mais que tentemos de tudo, não há garantias de sucesso. Então faça o que tiver de ser feito relaxado. Logo, não perca sua energia com desgastes que não geram resultados. Há momentos que aguardar o tempo certo chegar é a  atitude mais sábia.

Enfim, na filosofia do Quarto Caminho não há diferença entre os esforços de desenvolver na vida e no espírito. Afinal temos de aprender a percorrer estes dois caminhos com nossas forças. Assim o que muda é somente o direcionamento de nossos esforços. Se nossa atenção é para fora, desenvolvemos para a vida, enquanto se nossa atenção está voltada ao caminho interior desenvolvemos o espírito. E como resultado, podemos aprender a percorrer estes dois caminhos simultaneamente.

Como resumo

Busque aperfeiçoar

  •   Físico 

    • Do seu corpo e sua saúde

    • Do corpo de seu negócio

    • Esteja no momento presente

  • Mente

    • Conheça a ti mesmo

    • Conheça do teu negócio

    • Seja criativo

  • Emoção 

    • Considere sempre o outro na equação

    • Elabore suas emoções

    • Tenha uma motivação que lhe tire da cama

Espero que esta postagem lhe ajude em sua jornada e que encontre um caminho próspero, cheio de alegria, desafios, amores e dissabores, ilusões e verdades. No entanto que nunca lhe falte vontade de progredir sempre, pelo caminho da vida e pelo caminho do espírito.

Artigos relacionados:

Sem educação, sem transformação!

Seis desafios de desenvolvimento do nosso Ser

Exercício prático: auto-observação e o observador

Exercício prático: como trabalhar o auto conhecimento dentro da rotina de nossa casa

Leia também:

O Quarto Caminho de Gurdjieff e sua filosofia

Força Três, a Lei de Três

9 coisas que deveria saber sobre o eterno retorno

Está gostando do blog? Tem sugestões para novas postagens? Assine e nos acompanhe pelas redes sociais e ajude a trazer a força do trabalho consciente para elas 🙂

Inscreva no blog para receber aviso de novas postagens

FACEBOOK @9leis

INSTAGRAM leissagradas

Envie o velho e bom e-mail clicando aqui

Deixe uma resposta