Comece pequeno e pense grande

Comece pequeno e pense grande é a mensagem da semana. Recentemente tenho dedicado um tempo ao estudo do mercado financeiro. E é interessante notar muitos paralelos com o desenvolvimento pessoal. Digo isso porque nada é mais cheio de ilusões e fantasias que o mercado financeiro. Principalmente aplicação em ações. Existem oportunidades reais de ganhos fantásticos todos os dias. Assim como a condução errada de uma estratégia leva a perdas enormes que lhe tomam muito tempo para recuperar. 

A vida também nos dá muitas oportunidades de crescimento todos os dias. E quantas oportunidades desperdiçamos todos os dias? Pior ainda, quantas dessas oportunidades acreditamos estar presentes e “agindo” de forma consciente e “espiritualizada”. Porém, ao final, quebramos a banca e fechamos o dia no negativo? A vida é igual o tal mercado financeiro: não tem manual de instrução e as portas estão sempre abertas. E qual é o maior erro de quem entra no mercado financeiro? É acreditar que já sabe de tudo, não estudar sua dinâmica e sempre acreditar em suas intuições e percepções. No entanto, quando há uma onda positiva tudo parece perfeito. Estamos no controle de tudo. Pior ainda, acreditamos que controlamos tudo, que fazemos e acontecemos ao nosso redor. Somos deuses!

O problema é quando a onda negativa acontece. A casa cai. Sentimos traído, ignorado, rejeitado, manipulado. Soma-se ainda os sentimentos emocionais negativos de se achar um burro, ignorante, ingênuo e por ai vai. A pessoa esquece que tudo partiu dela mesmo. A vida, assim como o mercado, possui uma linguagem complexa. Todavia, é possível aprender sobre suas regras. E a primeira lei de todas é que vivemos em ciclos. Todos nós vivemos momentos positivos que são favoráveis a determinadas ações. Ao mesmo tempo, esses momentos são desfavoráveis a outros movimentos. Às vezes existem momentos favoráveis a tudo. Entretanto, haverá o momento de contraponto em que nada parece favorável.

A imagem da roda da fortuna é excelente para entender essa dinâmica. Gosto da imagem do Tarot mitológico de Liz Greene. Nessa imagem o homem encontra-se em sua plenitude no ponto superior e passa pelo seus infernos no ponto inferior. A roda, nesse caso, representa a roda de fiar das três bruxas moiras. Essas bruxas são três irmãs: uma velha, uma madura e uma jovem. Dessa maneira elas tecem os fios do destino das pessoas. Logo, tudo tem sua fase de criar, amadurecer, obter o máximo potencial e depois encerrar o ciclo.

O mundo psicológico também exige um determinado respeito a esses ciclos. Não é aconselhado uma pessoa muito jovem a desperdiçar sua vida em questões espirituais profundas. Assim como não adianta chegar ao fim de um ciclo se arrependendo de não ter feito o certo. Muitos idosos são acometidos de depressão por terem ignorado a necessidade de trabalhar seus mundos psicológicos no momento certo. Se tornaram cristalizados e não possuem mais a capacidade de transformação.

Existe uma outra grande lição necessária tanto para quem quer aprender sobre mercado financeiro quanto para quem quer aprender a trabalhar sua psicologia: a necessidade de começar pequeno e pensar a longo prazo. Estamos vivendo a máxima de uma cultura de ilusões. E entre todas as ilusões a maior é que podemos ter ganhos rápidos, fáceis e imensos. São cursos e mais cursos vendendo facilidades para tudo. Mas me impressiona o tanto de gente que vende facilidades para ganhar dinheiro e para “salvar a tua alma”. 

O que mais floresce são os cursos de fim de semana transformadores. Porém, a pergunta é: você está disposto realmente a pagar essa conta pelos próximos meses ou anos? Essa é a grande verdade que não lhe contam. Qualquer curso que você for fazer é na melhor das hipóteses o início de uma longa caminhada. Digo “melhor das hipóteses” considerando que você escolheu um bom curso com boas pessoas. Caso contrário, pode ser um grande desvio no seu caminho. Uma formação errada vai lhe fazer quebrar rapidamente. E por consequência você vai querer desistir. São poucos os que realmente suportam grandes perdas e fracassos por longo tempo. Esse é o caso da história bíblica de Jó. 

O remédio para tudo isso é sempre começar pequeno e pensar a longo prazo. Se você pensa a longo prazo, as pequenas perdas tornam-se aprendizados. Porém, as perdas devem ser compatíveis com sua capacidade. Algumas pessoas são mais tolerantes à perda. Possuem um “capital psicológico” maior. Outros são muito frágeis. Portanto, não adianta se comparar com o outro. O outro é o outro, tem um momento e está em um ciclo que não é o seu momento e não é o seu ciclo. 

O caminho mais seguro é o do conhecimento. A auto-observação, aliada aos estudos, traz evidências de que o ensino não é somente uma teoria. É observável e palpável. Porém, tem um momento em que temos de sair da teoria. Não adianta morrer somente tendo se auto-observado. É necessário fazer também. Para isso é preciso ter coragem e gerir os seus riscos. Dessa forma, o melhor é sempre começar pequeno onde os danos são possíveis de serem absorvidos como aprendizagem. Assim como os ganhos reforçam positivamente de que esse é um caminho sólido e possível de ser trilhado.

No livro “Views from the Real World Paperback – July 19, 1991”, Gurdjieff passa a seguinte instrução:

“NOVA YORK, 9 DE DEZEMBRO DE 1930

Pergunta: Como podemos ganhar a força da atenção?

Resposta: Não há força de atenção nas pessoas. Você deve ter como objetivo adquirir esta força. Só é possível realizar auto-observação após adquirir atenção.

Comece com coisas pequenas.

Faça da quebra de um pequeno hábito o seu objetivo.

… Para poder usar esta substância, você deve primeiro adquiri-la. Isto é

o mesmo com atenção. Essa substância se obtém apenas por meio de trabalho consciente e sofrimento intencional, por fazer pequenas coisas voluntariamente. Faça que algum pequeno objetivo seja seu Deus, e você caminhará para adquirir magnetismo.”

Uma última dica, opere sua vida a favor do seu momento cíclico atual. Não há necessidade de criar sofrimento desnecessário aos já impostos por seu atual momento de vida. A vida é uma marcha com muitos desvios. Para tanto precisamos manter a constância da marcha rumo a um objetivo, com um plano, um crescimento proporcional às nossas capacidades. Comece pequeno e pense a longo prazo. Mantenha-se sempre engajado na causa do seu desenvolvimento interior. Ninguém mais pode fazer isso por você.

Entre em contato se você tem interesse em participar do nosso grupo de estudos. Uma ótima semana de estudos para todos.

Lauro

Deixe uma resposta